
Conhecido desde 7000 anos, o vidro foi descoberto pelos fenícios. Nas fogueiras de praia, encontraram os ingredientes básicos, que fundidos pelo fogo, formaram uma massa pastosa e opaca.
Proporciona mais segurança proteção, isolamento acústico, controle solar ultra violeta, blindagem e opções de cores. O Vidro laminado é um sanduíche formado por duas ou mais camadas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de polivinil butiral (PVB), as quais são unidas por um processo industrial que utiliza pressão e calor.
É obtido apartir do processo de tempera em que o vidro recebe um choque térmico, consistido no aquecimento do vidro através de forno elétrico até atingir a temperatura de 700ºC e resfriá-lo bruscamente por meio de jatos de ar, aumentando sua resistência a choques pancadas e flexão em até 700%.
Numa eventual quebra do vidro laminado os fraquimentos ficam retidos na esquadria, presos as películas de polivinil butiral (PVB) evitando projetar-se ao espaço, vidros, objetos ou até mesmo uma pessoa ou projétil. A quebra provocadas por um esforço anormal ao vidro temperado fará com que ele se rompa totalmente resultando pequenas partículas de aspectos cúbicos com aresta menos suscetíveis de provocar ferimentos.